domingo, 8 de agosto de 2010

Resenha - Academia de Princesas



Lido: Academia de Princesas
Autor: Shannon Hale
Nº de páginas: 272
Sinopse:
Em um povoado distante, a vida do interior segue tranquila, até que um anúncio chega para modificar a vida de todos: o príncipe está buscando uma moça para ser sua noiva, e todas as meninas do reino deverão ser levadas para uma academia de princesas, de modo a aprender os modos da corte. Entre elas, há uma que não deseja este futuro, mas infelizmente, o desejo real é uma ordem.

Meu ponto de vista:
O Monte Eskel é uma montanha distante de tudo, com pessoas simples, que vivem da retirada da pedra ..., certo dia chega uma comitiva do rei e avisa que a esposa do principe deverá sair dali e que as moças devem começar e se preparar para a escolha. Elas precisam deixar suas casas e entrar na Academia e sofrer para aprender coisas q elas nunca imaginaram q existiam. Miri é a menor de todas, nunca a deixaram trabalhar na pedreira e ela acha q precisa mostrar que não é tão inútil. As meninas querem melhorar de vida, dar uma bela casa para sua familia e um futuro melhor para eles. Mas como casar com alguém que você nunca viu? Como abandonar sua montanha tão querida e mais, como esquecer o amor, o seu verdadeiro amor? Esse livro me lembra A Princesinha, Miri tem aquela força de união, tem aquela bondade de coração e a vontade de ajudar e tornar a vida de todas melhor. É uma época de muitas privações, mas elas conseguem se unir e percebem q nada poderá separa-las, nem mesmo o principe. Quando Miri finalmente o conhece, percebe que ele tbm está ali pq alguém disse que ele deveria estar, e isso faz com q ela goste um pouco mais dele, mas nada poderia substituir Peder... Interessante a mensagem central do livro, a educação é muito importante na vida de todos, conhecimento sempre será poder! Elas aprendem que podem pedir mais pelas pedras, como usar a Diplomacia. Mostra a educação como forma de melhorar seu mundo, a importância de pensar além do seu horizonte. O amor a seu lar, sua terra, tradições e família.
Não se engane com a capa rosa cheia de frescuras, esse livro é um dos melhores do ano! Texto poderoso, bem escrito e cheio de mensagens. AdP é um livro forte e mostra muitas lições. Nesse conto de fadas, você encontra tudo: principe, garotas pobres querendo ser princesas, tutora malvada, homens cruéis, amor infantil, resgates e uma força de caráter e perseverança incriveis. Você percebe que ninguém é totalmente bom ou ruim. Você pode ser considerado pequeno e frágil, mas pode vencer tudo, basta ter força de vontade. Vale muito a leitura!!!
Casal: Miri e Peder
Lindos, ela tem um jeito de amar tão lindo e tão puro, fofos!!! Ele tão tímido, rs... adorável.
Personagem secundário favorito: Britta
Doce, amiga, modesta... nossa, essa menina é muito fofa. Ela ajuda muito a Miri, está sempre ali quando ela precisa e sem querer nada em troca, ela só precisa da amizade. Raro hoje em dia, rs...
Nota: 9

2 comentários:

  1. Ai que show, estou louca pra ler este livro!!! E eu não me enganei pela capa: achei que a história realmente seria convidativa, bem narrada e tudo mais!!!
    Já cansei de julgar um livro pela capa mas confesso que esse meu mau hábito ainda permanece!!! Heheheheh
    Estou participando de várias promos em blogs (acho que você percebeu no twitter né???) hehehe mas enfim, quando eu tiver condições $ eu compro o livro!!!
    Adoro histórias mais lights, pra refrescar a cuca!! Hehehe!

    =**

    ResponderExcluir
  2. eu nem sabia do que se tratava esse livro. pela capa e pelo nome, tava esperando, sei lá, algo ao estilo Meg Cabot, todo chick-lit. por isso, nem estava muito animada. mas agora que li sua resenha e percebi que não é nada disso, vou reconsiderar
    beijocas

    ResponderExcluir