sábado, 9 de julho de 2011

[Lido] O Reverso da Medalha

O Reverso da Medalha
Sidney Sheldon
491 páginas
Record
Sinopse: Kate Blackwell era milionária. E muito esperta. No mundo dos negócios, ninguém era capaz de passá-la para trás, e foi assim que conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul. Mas o poder e a riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhara a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição. Neste livro, Sidney Sheldon constrói uma saga emocionante, marcada pelo mesmo estilo que já cativou milhões de leitores em todo o mundo.

Esse é sem dúvida o meu livro preferido do Sidney Sheldon, é nele tbm q podemos encontrar a melhor vilã da literatura e a cena mais impressionante de todas as já escritas, rs #exagero.

O livro gira em torno dos desejos, tbm do poder, é claro (várias vezes os personagens falam q o q importa é vencer e somente quem tem poder é feliz), mas o desejo move os personagens. Posso destacar 3 histórias principais: Jamie, Kate e Eve.

Numa Africa dominada pelas desigualdades sociais e raciais, nós conhecemos Jamie MacGregor, um jovem idealista e sonhador q foi puxado até à Africa do Sul pela corrida aos diamantes. Imagine uma terra onde existe total separação entre negros e brancos, em q negros são tratados como bichos e não podem pronunciar o primeiro nome de um branco ou olha-los nos olhos. Agora imagine uma terra cheia de oportunidades, onde os diamantes podem ser recolhidos na praia como se fossem conchas. é nessa terra q acompanhamos a chegada de Jamie, sua força de vontade, como ele é enganado por Salomon Van der Merwe e todo seu sofrimento. Jamie desejou se vingar e a vingança foi sua motivação para todas as aventuras, para seduzir Margaret e abandoná-la. Depois de vingado se sentiu oco e foi de Margaret q ele recobrou sua vontade de viver: o pequeno Jamie. Nessa parte nós conhecemos tbm Banda, um negro orgulhoso e digno q ajuda Jamie várias vezes e segue uma amizade forte com Kate por vários anos. Aqui tbm acontece o nascimento de Kate e com a morte de Jamie começa a era Kate. Aqui tbm conhecemos David Blackwell q vira braço direito de Jamie e fixação para Kate.

Kate sempre foi uma menina muleca, brigona e sem responsabilidades. Várias vezes David disse q ela deveria ter nascido homem, rs. Desde menina Kate desejou David e sabia q deveria mudar para consegui-lo e se transformou numa mulher de negócios de uma inteligência invejável. A vida de David foi a primeira q ela mudou para seu prazer. Nessa parte temos o nascimento de Tony, o filho unico de Kate. Quando ela perdia o homem da sua vida, ela ganhava o 2 homem mais importante para ela. Na parte de Kate, Sheldon nos fala sobre as guerras, as 2, sobre as mudanças no mundo, a tecnologia, o nazismo e as intolerâncias contra os negros na Africa. Tony é um jovem lindo, tímido e idealista q sonha em ser pintor. Mas Kate desejava uma pessoa para tomar conta da compania e foi a 2ª vez em q ela mudou a vida de alguém. Podemos dizer q ela tinha sempre o q queria, então a vida de David se torna bem complicada. Com a loucura do filho e nascimento das gêmeas temos o começo da Era Eve.

Eve é melhor vilã de toda a literatura, ela é o mal encarnado, rs. Desde pequena ela percebe q Alexandra recebe uma atenção q seria só dela se a irmã não existisse e aos 5 anos ela tenta matá-la pela primeira vez. Aqui Sheldon usa o Maniqueísmo. Eve é totalmente do mal, enquanto Alexandra é totalmente do bem. Eve é a personalidade, a força, o poder, enquanto Alexandra é a doçura, a paz e a calma. Sheldon ainda tenta nos mostrar como Alex é companheira e amiga e talecoisa, mas Eve é sem dúvida a
força do livro nas centenas de páginas finais, rs.

Quando penso em Sidney Sheldon é desse livro q tiro as minhas cenas preferidas: Jamie sendo comido por abutres no deserto onde foi deixado nu para morrer. Não q eu seja sádica, rs, mas ele descreve essa cena de uma forma maravilhosa e é a cena mais forte do livro. Gosto de Jamie e Banda rastejando pelo Deserto da Namíbia ouvindo Kruger e Brent. E da primeira noite entre Eve e George, rs. É desse livro q tbm sai minha vilã preferida: Eve Blackwell!!! Adoro como ela consegue manipular todos a sua volta, ela consegue manipular até Kate q é a vaca maior nesse quesito!!!

Super recomendo esse livro, seja pelas aventuras, pelos personagens fortes, por todos os seus defeitos ou para acompanhar todas mudanças da sociedade e guerras tanto pessoais quanto sociais :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário