quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ser ou não ser... amante dos livros...

 

Hoje no auge no meu cansaço, sem conseguir nem pensar em reunir alguma coragem para ler o livro q está aqui do meu lado, eu comecei a duvidar do meu amor pela leitura... Eu amo ler, mas não to sentindo esse AMORRR exagerado q as pessoas tem demonstrado pelos livros. Tem gente q vai dizer q isso é quase um sacrilégio, mas eu vou dizer: livros são somente objetos de prazer, coisas q estão ali para nos dar felicidade... não para serem adorados ou cultuados. Eu sei q é o mal da sociedade e perdemos a graça da leitura, do comprar um livro, do esperar a grande aventura q ele trará. Hoje em dia é ter e quanto mais se lê... e quem tem tempo para ler um livro por dia? O q fica dessa leitura? Eu paro na primeira pergunta pq eu não consigo me forçar a ler um livro por dia, eu sempre guardo um pouco pro outro dia... e vem dae a minha dúvida sobre o quanto amo ou não os livros... eu não deixo de ver TV para ler um livro.... uau... ficou chocado com isso? Eu não deixo de viajar, de trabalhar, de ouvir música, assistir um seriado, conversar com amigos, passar um tempo com a minha mãe... tudo chega a ser um motivo para não estar lendo... posso me considerar uma péssima leitora, né... Vejo uns videos no youtube sobre livros e chego a rir, eu não faço nada daquilo q os 'amantes dos livros' fazem... Ler pra mim é um hábito tão antigo, da época em q eu não tinha brinquedos, nem amigos, nem podia sair... eu lia... e ninguem sabia ou se sabia reclamava ou me chamava de louca pelas costas... Eu lia antes q os livros viessem com um selo de status... eu comprava antes de gente ganhar mais e mais livros (e nem lê-los como a maioria)... E hoje me pergunto se realmente sou uma apaixonada pelos livros... Será q minha fase de morrer por isso acabou? Não sei... sei q vou doar alguns livros, sei q nunca vou deixar de compra-los... mas só tenho medo de ficar com isso na cabeça, esse medo de me forçar a acompanhar modinhas de 'eu leio mais do q vc' ou 'eu compro mais do q vc'... Leitura é prazer, não é nada além disso. Não é expor livros, nem trata-los como deuses... é só papel (por incrivel q pareça)...

Um comentário:

  1. Eu concordo com você, e há um tempão atrás, fiz até um vídeo falando mais ou menos da mesma coisa. A cultura de metas de leitura, de ter milhões de livros e ler um por dia, de quantidades ao invés de qualidade, tira muito do prazer da coisa. Ler não é só isso, um apanhado de números, e um livro, apesar de ser bem mais que um objeto pra mim, não tem que ser tratado como um deus. Onde foi parar a parte boa, se curtir um livro lentamente, de dar tempo ao tempo, né? sinto falta disso às vezes.

    Beijinhos!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir