domingo, 26 de dezembro de 2010

So you want me to tell you the story of my life?

Entrevista com o vampiro (Interview with the Vampire - 1976) é o primeiro volume da Série Crônicas Vampirescas da escritora norte-americana Anne Rice. É o segundo livro de Anne Rice que eu leio e não sei se foi ela ou se foi Clarice Lispector que tornou o livro tão melancólico. O livro é isso, o máximo da tristeza e da desilusão. Anne Rice é a mestra dos vampiros, acho que depois de Bram Stocker nós encontramos nela os vampiros mais originais, se é do que se pode pensar em original se tratando do tema vampiros hoje em dia.
O livro conta a história de Louis, que buscava a morte e encontrou a vida eterna. O livro começa com um reporter ouvindo a vida de Louis... ele conta como encontrou Lestat e todos problemas que isso trouxe, conta sobre o seu primeiro facínio (a vizinha) e como teria desistido de tudo se não fosse a presença de Claúdia. Como foi seu grande amor por Armand e como reencontrou Lestat tempos depois.
Encontramos algumas diferenças entre o filme e o livro, e como na maioria das vezes o livro se mostra bem superior. Louis é o mesmo cara massacrado e culpado, mas por outro motivo.. O Lestat do livro não é tão gracioso quanto o do filme, ele é uma criatura egoísta e muitas vezes desprezível. Mesmo com toda melancolia (ó Deus, ó vida, ó azar) Louis ainda é a força do trio, é o personagem que comanda o livro, é o pq das coisas acontecerem... é o amor / devoção que motiva a maior parte das ações. Outro personagem muito interessante é Claudia... você consegue perceber o crescimento dela na trama, não só de importância, mas amadurecimento e ela se torna o ser mais cruel do livro. Pode se dizer que ela é a que percebe melhor o que é ser um vampiro e pq é tão importante buscar iguais... Pode se chamar atenção tbm para o facínio que Louis, mesmo sem querer, exerce sobre o repórter... mesmo falando de um jeito desdenhoso sobre o q é ser um vampiro, ele consegue apaixonar o mortal...
Recomendado para quem gosta de vampiros... para todos aqueles que só conhecem vampiros genéricos... :D
Autor: Anne Rice
Nº de páginas: 334
Editora: Rocco
Nota: 8

"Locked together in hatred. But I can't hate you Louis. Louis my love, I was mortal till you gave me your immortal kiss. You became my mother, and my father, and so I'm yours forever. But now it's time to end it, Louis. Now it's time to leave him." (Claudia)

"Lestat: No one could resist me, not even you, Louis.
Louis: I tried.
Lestat: [smiling] And the more you tried, the more I wanted you."

"Her blood coursed through my veins sweeter than life itself. And as it did, Lestat's words made sense to me. I knew peace only when I killed and when I heard her heart in that terrible rhythm, I knew again what peace could be."(Louis)

5 comentários:

  1. apesar de Anne Rice ser tipo a queen master dos livros de vampiro, nunca tive vontade de ler um livro dela. acho que prefiro os vampiros água-com-açúcar de hoje em dia hahahaha. estou feliz assim =P
    beijokas!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, eu nunca li nada da Anne, mas tenho vontade de conhecer o trabalho dela e espero gostar. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de querer socar a cara do Louis a maior parte do tempo, eu gosto de Entrevista com o vampiro *-*

    Aliás, não há o que não gostar, a Anne é demais!
    E apesar de você dizer que o Lestat do filme não parece com o do livro, eu adoro o Tom de Lestat! HAHAHA ele é muito maluco!
    Em quesito beleza, o Stuart é bem melhor em A rainha dos condenados :P mas só no quesito beleza.

    Adorei o post,
    Peace and light
    Eliza

    ResponderExcluir
  4. Você faz bem, fiz de "ler os livro primeiro que o filme" uma lei.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li Anna Rice! =S

    Vai para minha lista das leituras 2011.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir