domingo, 27 de fevereiro de 2011

[Lido] Draco Saga - O Despertar.



Imagine acordar de um longo sono e perceber q tudo parece igual, mas com uma pequena diferença. Pequenas criaturas estranhas se aproximam de seu lar, e você nunca as viu antes. Essa é a primeira imagem do ótimo livro O Despertar (primeiro volume da Saga Draco do autor Fábio Guolo).

O livro foi cedido gentilmente pelo autor ao nosso grupo do Skoob e eu li muito rápido. Foi um grande vicio, pois achei nele tudo o q eu gosto: dragões, sociedades medievais, elfos, casos de amor e traição e claro um ótimo mocinho e uma perfeita vilã! Só tive um problema: os nomes dos personages. Muito w, r, l e pouca vogal, mas com o tempo você vai se acostumando... lembra um pouco a dificuldade com os nomes dos anões de O Hobbit.

O autor escreve muito bem, ele usa um vocabulário simples, mas ao mesmo tempo interessante para esse tipo de estoria. Mesmo descrevendo armas, técnicas de batalha ou a geografia do lugar, ele consegue que você entenda e não torna o assunto chato.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva do dragão q desperta e conta como ele encontrou seu mundo mudado depois de um longo período de sono e teve que tomar decisões e fazer grandes mudanças em sua vida como precisar escolher uma mulher e um novo pupilo. Você pode até pensar: 'mas eu já li tantos livros de dragões, o que esse teria de diferente?' Tudo, meu querido... é um dos poucos livros sobre esse assunto q consegue ter uma ideia original. Você tem um dragão forte e superior tendo que se adaptar a um novo mundo, descobrir novas coisas e aprender a defender seu povo de criaturas até então inferiores. E essas criaturas tão destrutivas somos nós, humanos! O livro mostra uma visão muito negativa dos humanos. Em um diálogo entre o dragão e seu pupilo, nós temos uma visão totalmente Naturalista. Pensei q Émile Zola ia ligar e pedir as teorias de volta. O dragão primeiramente diz q os humanos são ruins por natureza, mas ao observar melhor, ele pensa se um humano fosse separado do grupo logo ao nascer, se ele seria diferente... o mais engraçado é q acontece o contrário. Não vou tirar a graça de você descobrir lendo o que acontece com os dragões, com os humanos e com os magos... Muito interessante ler a evolução do dragão, como ele se comporta diferente ao se aproximar dos humanos e como a nossa sociedade, mesmo diferente da medieval do livro, pode ser tão destrutiva quanto.

A capa é linda! É um ótimo livro e super recomendo! O autor já prometeu o volume 2 e com certeza teremos mais aventuras e uma grande busca do dragão por algo q lhe foi roubado!

DRACO SAGA: O Despertar (Vol. 1)
Fábio Guolo
220 páginas
Clube de Autores

Saiba mais sobre o livro:

COMPRAR: aqui
FACEBOOK (grupo): aqui
FACEBOOK (perfil): aqui
ORKUT (comunidade): aqui
ORKUT (perfil): aqui
BLOG: aqui
SKOOB: aqui

"Galopavam velozes em seus cavalos que arrancavam do chão nacos de grama e terra, levantando uma grande cortina de poeira por onde passavam. Certamente com pressa. “Mas, por quê?” Concluí que também não serviriam como desjejum, pois o cheiro não era dos melhores. Portanto decidi pegar três ou quatro bezerros e voltaria o mais rápido possível para não perdê-los de vista. Foi o que fiz, mas me atrasei na volta porque a fome era enorme. Muito mais do que o normal. Por isso devorara mais dois grandes búfalos que finalmente saciaram minha fome."

ps: Logo logo teremos novidades no blog sobre esse livro. :D

3 comentários:

  1. Legal Paula!
    Adorei a resenha!
    Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!! To louca para ler!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. adorei a capa, é nunca tinha visto um livro contado por um dragão, fiquei curiosa...
    Beijos

    ResponderExcluir